Guarda Aranha – Parte 4 – Ataques Avançados e Combinações

Tempo de leitura: 9 minutos

Chegamos na última parte da série sobre Guarda Aranha feita pelo The Jiu-Jitsu Laboratory e traduzida por nós da Crisp Jiu-Jitsu.

Guarda Aranha - The Jiu-Jitsu Laboratory

Se quiser relembrar as primeiras lições basta clicar nos links abaixo:

 

Oque segue abaixo é a tradução do post Spider Guard Part IV Advanced Attacks and Combinations e, por ser um post de 2011, alguns vídeos que o ilustravam não estão mais no ar.

Guarda Aranha Parte 4 – Ataques Avançados

Guarda Aranha – Ataques Avançados e Combinações

Os ganchos da Guarda Aranha aumentam o potencial de suas pernas de controlar o tronco de seu oponente, afetando seu equilíbrio e postura.

É esse potencial que te dá a habilidade de atacar mesmo quando o adversário acha que passará a guarda.

Quando combinada com outras Guardas, particularmente as que envolvem ganchos do tronco pra baixo (ex: De La Riva, Meia Guarda, etc), você pode aumentar o controle que tem sobre seu oponente, aumentando seu leque de ataques e abafando a defesa dele aos seus ataques.

Raspagem Tomoe Nage

Usar o Laço é uma forma de conseguir um grande controle da parte de cima do corpo do adversário.

Se você segue o The Jiu-Jitsu Laboratory, já percebeu que eu amo as raspagens no estilo Tomoe Nage.

Esse ataque é preparado tanto quando seu adversário empurra em sua direção tentando passar ou quando você o força a empurrar na sua direção ao empurrá-lo para trás primeiro.

Esticar suas pernas para cima forçam seu adversário a virar uma cambalhota para receber a raspagem.

Como todo ataque Tomoe Nage, é importante que seu adversário gire diretamente acima do seu centro de gravidade. Se você tentar puxar ele pra cima de você sem que ele inicie o rolamento irá lhe custar muita energia.

Deixe que o rolamento dele ofereça a quantidade de energia necessária para a raspagem.

Se o adversário não mordeu a isca do Tomoe Nage, há outros ataques usando o Laço e outras configurações de Guarda Aranha, muitas delas envolvendo a combinação de ganchos da Guarda Aranha com outras guardas.

Raspagem da Guarda Aranha Usando o Gancho da De La Riva Reversa

No video acima, Tatsuya Onose demonstra como usar o Laço e o gancho da De La Riva Reversa para conseguir a raspagem. Preste atenção em como ele usa a pegada no tornozelo da De La Riva Reversa para levantar a perna do adversário depois de raspar.

Devido a Onose  não possuir ainda um sólido controle sobre seus adversário, é importante que ele evite que o adversário consiga fazer base ou fuja o quadril.

Ele encerra a técnica em uma excelente posição para a Passagem Escorregando o Joelho.

Raspagens e Armlock da Guarda Aranha Usando o Gancho da Meia-Guarda

Caio Terra, Samir Chantre e Matheus André possuem em seu arsenal uma grande quantidade de ataques da Guarda.

No vídeo acima eles combinam a Guarda Aranha com a Meia-Guarda para aplicar uma raspagem de gancho, armlock e uma raspagem quando o armlock falha.

Essas técnicas se combinam muito bem e é fácil encontrar outras técnicas que funcionariam bem com essa combinação.

Triangulo da Guarda Aranha Usando o Gancho Canela Com Canela

(Nota do Tradutor: Nessa parte do post haviam 2 vídeos de Tatsuya Onose ensinando um Tomoe Nage e um Triangulo usando o Gancho Canela com Canela da Guarda Aranha, mas ambos foram removidos. Consegui apenas um vídeo que demonstra como executar o triângulo.)

A raspagem com o gancho Canela Com Canela permite que você eleve o seu adversário, abrindo espaço para uma variedade de ataques.

Com o gancho da Guarda Aranha esticado em um bíceps e com o adversário fazendo base com o joelho entre suas pernas, fuja um pouco o quadril se necessário, coloque o gancho Canela com Canela e empurre a perna do adversário para trás.

Aproveite o embalo e deixe escapar a perna do gancho da Guarda Aranha e a coloque na posição do triângulo, restando apenas fechar e ajustar a finalização.

Combinando a Guarda Aranha com a Guarda X

No episódio acima do seriado Rolled Up do BudoVideos, Bruno Malfacine mostra algumas técnicas da Guarda X começando da Guarda Aranha.

Malfacine usa a Guarda Aranha para aumentar sua capacidade de direcionar o peso do adversário sobre ele, então coloca sua perna na posição da Guarda X com uma perna.

Nessa posição, Malfacine para o seu pé no quadril do adversário para controlar os movimentos dele antes de circular o gancho para a posição final da Guarda X.

A beleza dessa transição de guarda é que Malfacine continua controlando as mangas do adversário nas pegadas da Guarda Aranha, permitindo que o adversário use as mãos para se apoiar.

A primeira técnica que ele ensina dessa posição é uma raspagem básica da Guarda X, mas é claro que Malfacine acrescenta alguns detalhes que permitem que você complete a raspagem e termine em uma posição dominante.

Combinando a Guarda Aranha com a Guarda X com a Perna no Lado “Errado”

As duas últimas técnicas lidam com algo que tenho treinado muito – a Guarda X com a perna no lado “errado”. Essa posição leva a um grande número de raspagens que levam a uma forte passagem de guarda. (abaixo consta o mesmo vídeo mas começando no momento da segunda técnica).

Um dos problemas dessa posição é que fica fácil para o adversário passar se você não colocar torque no joelho dele ou ter algo para evitar que ele puxe a perna por cima do seus ganchos.

Malfacine faz dessa posição menos arriscada ao começar da Guarda Aranha, pois ele mantém o controle da manga e usa o cotovelo para manter a perna no lugar.

Quando eu não consigo as pegadas da manga, costumo tentar pegar a lapela por baixo da perna do adversário para prevenir que ele escorregue por cima dos meus ganchos.

A última técnica é a pegada das costas da mesma posição, sendo ela autoexplicativa quando vista.

Raspagens com Giro da Guarda Aranha

Os próximos três vídeos envolvem girar na Guarda Aranha por baixo do adversário para raspar ou pegar as costas.

Primeiro, vejamos essa configuração inicial feita por Tinguinha, onde ele gira para raspar, controlando o tornozelo e a manga

Você pode estar se perguntando:

“Que pºrr@ foi essa?”

Mas oque você também pode estar se perguntando é:

Onde está a combinação nessa técnica?”

Bem, por enquanto não há. Para falar a verdade eu tenho dificuldades com essa técnica.

Eu sinto que com minha perna totalmente esticada eu tenho muito trabalho para controlar o peso do meu adversário. Meu parceiro de treinos, Matt, me contou que sem dobrar um pouco a perna é difícil criar a quantidade de movimento necessária para raspar.

Também é possível que a pegada na calça não seja tão eficiente quanto se pudéssemos usar algum tipo de gancho para gerar torque na perna de nosso adversário.

Raspagens e Pegada das Costas com Giro  da Guarda Aranha

Acima, Marc Hagebusch usa a mesma raspagem que a anterior, mas usando o Laço e o gancho da De La Riva Reversa.

Os dois pontos de controle permitem um movimento mais eficiente do peso do adversário.Isso baseia-se na primeira raspagem desse post caso o seu adversário faça postura para tentar defender o Laço.

Os pontos de controle também permitem que você gire e pegue as costas, adicionando estilo e utilidade nessa raspagem.

Para pegar as costas, Marc coloca o seus ganchos entre as pernas do adversário e o empurra para frente, depois passa também o outro joelho.

Dessa posição você consegue fazer a pegada na faixa e empurrar as pernas do adversário para frente para pegar as costas ou você pode controlar os tornozelos, empurrá-lo para frente e ir para cima.

Isso nos traz ao nosso último vídeo da série Guarda Aranha.

Meu amigo Kyle me indicou essa série chamada The Grappling Dummy, que tem feito excelentes vídeos sobre o Jiu-Jitsu e o Japão.

Raspagens Com Giro da Guarda Aranha e Gancho Estilo Guarda X

Nesse vídeo, o já conhecido Tatsuya Onose ensina a mesma raspagem que foi mostrada acima, mas gira até o final e usa um gancho no estilo Guarda X para aumentar o torque no joelho.

Como uma raspagem rápida, eu sinto que ela é mais poderosa que a versão ensinada por Tinguinha, já que ela depende mais no gancho tipo Guarda X empurrando o joelho pra frente do que o gancho da Guarda aranha empurrando o braço.

O ideal seria a combinação das duas forças para uma raspagem mais efetiva.

Conclusões

  1. O primeiro passo para usar a Guarda Aranha é entender as opções de pegada e posicionamento dos pés.
  2. Com esses  elemento nos lugares certos, o movimento correto de quadril, incluindo a habilidade de jogar o seu peso de um lado para o outro e a de pivotar sobre sua lombar precisa ser automático.
  3. Daqui podemos acrescentar algumas raspagens e finalizações antes de combinar a Guarda Aranha com outras técnicas de Guarda, para assim criar uma posição realmente perigosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *