Super Smash Pass! – Tutorial de Passagem de Guarda Amassando

Tempo de leitura: 9 minutos

Oque segue abaixo é uma tradução do post “Super Smash Pass!”, um Tutorial de Passagem de Guarda Amassando do extinto site The Jiu-Jitsu Laboratory.

O BJJ Lab era comandado pelo canadense Dave, que também escreveu a Série de Guarda-Aranha que postamos aqui na Crisp Jiu-Jitsu e nos autorizou a traduzir oque conseguirmos encontrar de seu finado site. Vamos ao que interessa:

Tutorial de Passagem de Guarda Amassando

A Passagem Amassando: Sem dúvidas uma das formas mais eficientes de passar a guarda.

Há um pouco de confusão no que consiste a Passagem de Guarda Amassando. Já vi algumas passagens sendo chamadas de “Amassando” apenas porque você tem que pesar no seu adversário.

Para mim, Passagem Amassando é quando você está direcionando os dois joelhos do adversário juntos no mesmo lado do corpo dele.

Há muitas entradas para a Passagem Amassando, incluindo o famoso Leg Drag.

Nós não falaremos em detalhes sobre o Leg Drag aqui pois já há uma série no The Jiu-Jitsu Laboratory apenas sobre essa passagem, mas há 2 videos interessantes sobre Leg Drag mais abaixo.

O Leg Drag é apenas um pequeno pedaço do quebra-cabeça da Passagem de Guarda. Mais especificamente, é um bom exemplo de como uma Passagem Amassando pode ser utilizada na De La Riva ou quando você não consegue amassar as duas pernas do adversário entre as suas.

Graças aos vídeos de 2 DVD’s do “Little” Tony Pacenski, podemos ver essa abordagem sistemática da passagem de guarda que inclui muitas idéias de Passagem Amassando.

Eu tenho feito alguns drills do segundo vídeo chamado Seminar Series Vol. 2 Sao Paulo Approach to Passing the Guard.

Passagem de Guarda Amassando Contra a Guarda Fechada

(Nota do Tradutor:Esse vídeo começa na Guarda Fechada mas eu não consigo não ver ele tomando o triângulo. Por isso coloquei o vídeo começando da parte amassando. Quem se arriscar e conseguir não tomar o triângulo me avisa nos comentários que mudo o ponto de ínicio do vídeo =)

Passagem de Guarda Amassando Contra a De La Riva Reversa

(nota do tradutor: Esse vídeo começa no momento em que eles chegam na De La Riva Reversa)

Esse tutorial inclui filmagens de um seminário que Pacenski ensinou na Filadélfia.

Filmagens adicionais sobre o sistema de Passagem de Guarda que Pacenski de

Se quiser saber mais sobre o sistema de Passagem que Pacenski desenvolvou durante seus treinamentos com Rodrigo Medeiros, os Irmãos Mendes e outros, eu recomendo seu Pacenski’s Faixa Preta Series Vol. 4.

 

Princípios Gerais da Passagem de Guarda Amassando

Em todo o material que vimos até agora, ficaram claros alguns Princípios Gerais da Passagem de Guarda Amassando:

  1. Postura – Base bem baixa, cotovelos colados próximo ao seu joelho, cabeça para cima e costas retas.
  2. Sempre apoiar nos dedos dos pés – Essa dica de postura merece destaque pois é muito importante para o 3º Princípio
  3. Sempre Direcionando Para Frente – Para tirar as opções do adversário, é importante botar pressão sem colocar o seu peso por cima dele, para que ele não consiga te raspar. Você pode fazer isso usando o 4º Princípio
  4. Um Pé Por Dentro – Muitas variações de Passagem Amassando começam com uma perna entre as pernas do adversário. Manter uma pegada na lapela ajuda a controlar o tronco do adversário e evitar que ele se sente. Para manter sua perna justa à parte de dentro da coxa do adversário, deixe seu joelho alto e use o Príncipio 5
  5. Passos de bebê – Pequenos passos para frente ajudarão a evitar que o adversário crie distância para atacar.
  6. Torça a Coluna – Usando um Cross Face ou com sua cabeça do lado do adversário, faça com que ele olhe para o lado contrário ao da passagem. Desalinhe a parte inferior da espinha ao aplicar o Princípio 7
  7. Redirecione as Pernas – Use seu corpo para empurrar as pernas e as prenda com o seu corpo. A melhor forma de redirecioná-las é com o 8º Princípio
  8. Movimento Lateral – Pratique seu trabalho de pés para conseguir transferir rapidamente seu peso de um lado para o outro. Isso permite que você use seu peso de forma eficiente para mover as pernas do adversário ao invés de contar com a força.
  9. Movimento de Limpador de Para-brisas – Para lidar com ganchos desnecessários, coloque o seu joelho no tatame e gire o peito do seu pé sobre os tornozelos do adversário. Isso irá prender a perna deles e permitir que você complete a pasagem. Nem sempre necessária, mas uma grande habilidade para se ter no arsenal. (Nota do Tradutor: Algo semelhante a esse movimento.)
  10. Tenha certeza de que amassou as pernas do adversário sem deixar brecha antes de avançar para o 100kg, montada ou costas.

Veja como cada ponto se repete nos vídeos abaixo, como por exemplo os dois nos quais Chris Visentin da Queens MMA faz uma introdução aos conceitos principais da Passagem Amassando.

Passando a Guarda Aberta Amassando

Nesse vídeo, Chris ensina como distribuir o peso para fazer a passagem funcionar melhor.

Note que ele enfatiza no uso do movimento lateral para amassar os joelhos do adversário de lado. Essa é uma técnica básica e um bom ponto de partida para esse estilo de passagem.

Passando Amassando a De La Riva Reversa

Nesse segundo vídeo, Chris nos mostra como a mesma abordagem pode ser usada para passar a De La Riva Reversa.

Ele aplica uma Estratégia de Passagem parecida com a de Rodolfo Vieira ao aliviar a pressão no gancho de dentro e começa algo que lembra uma Passagem X antes de amassar lateralmente as pernas do adversário de novo.

Detalhes da Passagem Amassando por Rafael Lovato Jr.

(Nota do Tradutor: Coloquei o vídeo para começar direto na Passagem Amassando. No final é ensinado como combinar a Passagem Abrindo o Leque com a Passagem Amassando. Caso queira ver os detalhes da Passagem Abrindo o Leque basta assistir o vídeo desde o começo.)

Aprendi com Rafael Lovato Jr muitos dos detalhes de Passagem Amassando que conheço como usar o seu pé da frente paralelo com a faixa do adversário para evitar que ele faça um gancho, por exemplo.

No vídeo acima, Rafael Lovato Jr usa uma pegada na calça para manter os joelhos do adversário juntos. Eu não costumo usar esse detalhe, mas irei tentar após ver esse vídeo.

Como a maioria dos bons instrutores, Rafael Lovato foca em ter uma boa postura e alinhamento durante todas as etapas da passagem.

 Leg Drag

Todas as passagens anteriores tinham como requisito as pernas do seu adversário estarem entre as suas.

E quando isso não acontece?

É nessa hora que o Leg Drag pode ser utilizado!

Eu não gosto das pegadas que aparecem nesses dois vídeos de Leg Drag, preferindo o posicionamento de mão oposto ao deles, mas é difícil discordar desses dois caras duros, então teste essa variação e veja por você mesmo.

Eu prefiro as pegadas que o Rafa Mendes usa frequentemente, pegando por dentro do joelho para evitar que você atrapalhe a passagem com o seu próprio braço.

Eu gosto da forma como Mendelsohn mostra acima a interação entre as passagens Escorregando o Joelho e o Leg Drag. Essas passagens funcionam muito bem juntas e são peça fundamental do meu estilo de passagem.

Tutoriais de Passagem de Guarda Amassando por Martin Adema

O melhor material que achei online, no entanto, foi essa série de vídeos de Martin Adema.

Adema mostrou que suas técnicas vão além do Leg Drag e filmou seu sistema de passagem, incluindo uma brilhante discussão sobre os princípios da Passagem de Guarda Amassando.

Parte 1

Parte 2

Após 45 minutos vendo material de Passagem de Guarda, é normal sentir-se sobrecarregado, por isso listamos abaixo as principais dicas de passagem de guarda de Martin Adema:

Dicas Finais de Passagem de Guarda por Martin Adema

A regra é: Quadris, Pernas, Posicionamento

Quadris

Isso signidica que você tem que puxar e pressionar seu quadril contra os quadris dos adversário. Se agachar, inclinando pra frente enquanto puxa com as pegadas. Você tem que amassar usando o quadril. Isso vai limitar o movimento de quadril do guardeiro.

Pernas

Amasse as pernas na lateral. Oque você precisa saber aqui é que precisa usar seu peito para fazer isso.

O peito lhe dá um braço extra. Você consegue pressionar com força e ao mesmo tempo consegue puxar com ambos os braços. Isso é algo que as pessoas as vezes esquecem durante a passagem. Uma outra dica para ajudar a amassar a perna é virar o quadril.

Quando você quer empurrar uma perna pra baixo na lateral com o seu peito, primeiro empurre a outra perna para baixo naquele lado usando seu braço. Isso vai limitar a amplitude de movimento da perna de cima e te ajudar na hora de amassar (veja os vídeos para entender melhor)

Posicionamento

Finalmente, quando os quadris estão perto e as pernas na lateral, se posicione de uma forma que você consiga desenvolver uma forte pressão ao mesmo tempo que um bom equilíbrio.

Simplesmente coloque em sua cabeça que você precisa parar em uma posição de Legweave (entrelaçar as pernas) ou Leg Drag, pois são posições que te dão a habilidade de botar pressão e manter o equilíbrio.

Caso você tenha chegado até aqui e gostado do artigo, deixe um comentário com alguma crítica construtiva ou com alguma sugestão para as próximas traduções!

Espero que esse artigo possa ajudar o seu jogo a melhorar!

Obrigado Dave por autorizar a tradução desses posts!

2 Comentários

  1. Tales

    Muito bom esse post. Continue assim, fazendo publicação em que traga detalhes das posições. Uma por vez. Verdadeiro dossiê.
    Oss!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *