Guarda-Aranha – Parte 2 – Finalizações

Tempo de leitura: 5 minutos

Hoje continuaremos com a tradução dos artigos sobre Guarda-Aranha do extinto site The Jiu-Jitsu Laboratory. 

Segue abaixo a tradução do texto original do Dave do The Jiu-Jitsu Lab:

The Jiu-Jitsu Laboratory
 Guarda Aranha Parte 2: Finalizações por BJJ Lab

Quando eu comecei a treinar Jiu-Jitsu, o fascínio de ser capaz de conseguir me virar contra oponentes maiores e mais fortes era grande.

Na Guarda-Aranha eu encontrei um método para alcançar essa meta.

Na Parte 1 dessa série sobre Guarda-Aranha nós apresentamos a posição e aprendemos algumas raspagens fundamentais.

Para uma rápida revisão você pode voltar ao artigo e assistir ao vídeo no qual o Campeão Mundial Michael Langhi ensina alguns conceitos e ataques da Guarda-Aranha.

Langhi é um expert em combinar prevenção de passagem, raspagens e finalizações em uma guarda realmente perigosa. Nesse artigo nós buscaremos emular essa abordagem.

guarda-aranha-pt-2
Spider Guard – Part II – Submissions

Finalizações da Guarda-Aranha 

As 3 grandes finalizações da guarda podem ser feitas a partir da Guarda Aranha.

Com ou sem o uso do laço, podemos finalizar usando o armlock, triangulo, o omoplata e fazer a transição entre eles.

Essas finalizações são mais confiáveis de serem executadas após uma tentativa de raspagem.

Poder usar raspagens para preparar finalizações e vice versa é uma característica fundamental de uma boa guarda.

Ter uma boa movimentação de quadril é essencial para atacar usando a Guarda-Aranha.

Nesse estilo de jogo de guarda, uma grande quantidade de tensão é criada ao ter uma de suas pernas esticadas e a outra mais encolhida enquanto você movimenta o quadril para quebrar a postura do adversário.

Quando os adversários se ancorarem à você e prepararem uma passagem de guarda, você pode se aproveitar de suas pegadas para tentar finalizar.

Armlock da Guarda-Aranha

O Armlock da Guarda-Aranha é o exemplo perfeito disso. Veja no vídeo abaixo como é possível usar a pegada do adversário na calça para preparar um armlock rápido.

(Nota do tradutor: Originalmente era um vídeo do Cobrinha ensinando um armlock, mas o vídeo foi retirado do ar, então coloquei esse vídeo de um armlock da guarda aranha para conseguir explicar como era o vídeo original. Assim que terminarmos a série sobre guarda aranha, vou fazer um vídeo explicando cada post aí lá ficará mais claro, mas farei o meu melhor para explicar em palavras.)

No vídeo original, o armlock era realizado no outro braço. Para isso é necessário fugir o quadril para o lado oposto ao da perna que está esticada, mantendo o controle da manga de ambos os braços.

A perna do lado da fuga de quadril é encolhida para perto do corpo e o controle passa da manga para o cotovelo no braço que levará a chave.

A perna encolhida é esticada para estourar a pegada e rapidamente passará sobre o braço e na frente do rosto, enquanto se mantém uma pegada firme no cotovelo.

Para finalizar basta apenas levantar o quadril.

Triângulo da Guarda-Aranha

Dependendo do quão longe seu adversário apóia os braços, você poderá atacar também o Triangulo e o Omoplata partindo dessa mesma configuração.

Abaixo, Rafael Lovato Jr demonstra como finalizar no Triângulo dessa configuração.

Ele também ensina uma variação que funciona melhor e depende de usar um gancho canela-com-canela para tirar a base do adversário e quebrar sua postura.

Isso também abre espaço para que possamos jogar as pernas para o Triângulo, oque pode ser uma dificuldade da Guarda-Aranha contra adversários mais avançados.

Ambas as configurações dependem de estender o seu adversário para criar espaço para as suas finalizações.

Omoplata da Guarda-Aranha

Geralmente, se o braço está esticado horizontalmente e longe do adversário, eu vou para o Omoplata ao invés do do Triângulo e Armlock.

O Omoplata também pode ser preparado de uma forma única na Guarda-Aranha.

Eu não consegui achar um vídeo que ensine exatamente a forma que eu ataco o Omoplata da Guarda-Aranha, mas segue abaixo um vídeo do Mestre da Guarda-Aranha da Gracie Barra Mauricio Tinguinha Mariano, onde ele demonstra uma versão um pouco mais rápida da que eu uso.

Outra variação do Omoplata da Guarda-Aranha pode ser usado da posição de Laço.

Dessa posição você pode fazer o pivô para a raspagem básica, mas também, se você tiver espaço o suficiente, quando o adversário puxa para trás ou faz postura para defender a raspagem, por exemplo, você pode rolar direto para o Omoplata.

É importante que você use o seu braço livre para alcançar o outro lado do corpo do adversário antes de usá-lo para bloquear o giro dele.

Mantenha a postura do adversário quebrada ao curvar a sua perna do omoplata bem justo contra a parte de trás do braço do adversário.

Confira abaixo mais alguns detalhes de como aplicar e finalizar o omoplata da Guarda-Aranha nesse vídeo de André Galvão para a revista Jiu-Jitsu Magazine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *