Guarda Aranha – Parte 3 – Contra-atacando a Passagem de Guarda

Tempo de leitura: 3 minutos

Chegamos na terceira parte do tutorial sobre Guara Aranha feito pelo The Jiu-Jitsu Laboratory e traduzido pela Crisp Jiu-Jitsu.The Jiu-Jitsu Laboratory

Se você ainda não conferiu as primeiras partes, corre lá e leia pois são peças fundamentais para o completo entendimento desse artigo:

Oque segue abaixo é a tradução do post Spider Guard Part III Guard Pass Counters do The Jiu-Jitsu Laboratory.

Após aprendermos sobre os fundamentos e finalizações da Guarda Aranha, iremos aprender a contra-atacar as tentativas de seu adversário de passar a Guarda Aranha.

Um lembrete rápido sobre a imagem que ilustra esse post. Esse é um desenho antigo meu de uma cena da revista Ultimate Spider-Man 6.

guarda-aranha-3
Desenho do Dave do BJJ Lab

É seguro dizer que as vezes o Jiu-Jitsu nos faz sentir como super-heróis.

Em meu desenho vemos Peter Parkes escapar das garras da derrota contra seu rival Venom. No Jiu-Jitsu nós podemos usar a Guarda Aranha para fazer o mesmo ao usar os ataques de nosso adversário contra ele mesmo.

Guarda Aranha: Contra-Atacando a Passagem de Guarda

Como já foi dito, a Guarda Aranha pode ser usada para atacar quando seu adversário tenta passar sua guarda.

A mais básica manifestação desse conceito é a Raspagem Pivô  quando seu adversário tenta passar para a lateral, mas os bons jiujiteiros vão perceber a cilada a quilômetros de distância.

Enquanto os passadores se tornam mais competentes em seus ataques, você precisa se tornar mais sutil em seus contra-ataques.

Como uma introdução para essa ideia, vejamos esse vídeo do professor Vitor “Shaolin Ribeiro ensinando um contra-ataque para uma passagem brutal da Guarda Aranha.

Contra-ataque Quando o Adversário dá a Passada por Dentro

A passagem é similar a essa passagem apresentada por Cobrinha.

Meu professor Adam faz essa passagem às vezes e ela é muito eficiente para estourar sua pegada e possivelmente os seus dedos também.

No entanto, no vídeo acima, Shaolin é capaz de puxar o pé do adversário de cima de sua perna e, fazendo uma pegada modificada na perna mais distante, ele inicia uma variação da raspagem pivô com a perna do adversário presa, contra-atacando a passagem.

Contra-ataque Quando o Adversário dá a Passada por Dentro e Amassa os Seus Joelhos

No segundo vídeo, Shaolin demonstra oque fazer quando o seu adversário é capaz de juntar os seus joelhos durante a passagem.

Ele consegue aproveitar que seus joelhos estão perto para fechar um triangulo com a perna atrás da perna do adversário.

Dessa posição, Shaolin faz pegada em ambas as calças e gira sobre o seu ombro para ir para baixo de seu adversário.

Daqui ele empurra seu adversário para frente para pegar as costas, mas poderia tentar uma chave de panturrilha.

Não posso dizer que cheguei perto de executar essa técnica, mas Shaolin ainda mostra detalhes adicionais abaixo, cortesia do BJJWeekly.

Nós iremos aprender uma pegada de costas similar, mas muito mais fácil da Guarda Aranha na Parte 4 dessa série.

Contra-Ataque Quando o Adversário está de Joelhos Amassando.

Essa raspagem funciona quando seu adversário consegue remover os seus ganchos, juntar suas pernas e começa a passar amassando.

Normalmente, você está ferrado nesse ponto, mas, ao manter sua pegada no braço que está ao redor de sua perna, Tatsuya Onose consegue preparar uma sútil raspagem de gancho aproveitando a passagem de guarda do adversário.

Ao trocar a pegada do braço do laço, Onose foge o quadril e levanta para fazer a pegada na axila. Dessa posição elese deita para uma raspagem de gancho reversa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *